CARACTERÍSTICAS DE UM LÍDER

09-10-2011 20:12

 

(1) Características de um Líder

 

(2) “Ah! Senhor, estejam atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à dos teus servos que se deleitam em reverenciar o teu nome. Dá êxito a teu servo, concedendo-lhe favor perante este homem" Neemias 1:11.

É uma honra para mim ter sido incluído em vossos planos numa ocasião tão importante como esta, porque aumentam as nossas esperanças de ver o mundo evangelizado e o povo de Deus cada vez mais alicerçado na Palavra de Deus.

Em nossa meditação bíblica desta noite, concentrar-nos-emos nas características pessoais de um líder cristãos, pois, afinal de contas, estamos diante de homens e mulheres que sentem em seus corações uma profunda responsabilidade para com a Obra de Deus.

(3) Primeiro, um líder de verdade tem de te ser um homem ou uma mulher íntegro

Tem de possuir caráter reto e integridade moral. Tem de conhecer e defender o que é justo. Só então é que terá a força interior que inspira outros a segui-lo com confiança.

(4) Mas como se desenvolve a integridade? Neemias mostra-nos que vem de um compromisso com a Palavra de Deus. As orações de Neemias (1:5-11 etc) estão permeadas de citações das Escrituras. “Lembra-te da palavra que ordenaste a teu servo Moisés” (1:8). Sua vida e suas reformas demonstram que ele se conduzia de acordo com a vontade revelada de Deus (5:9-12 e 14-19; 10:1 e 32-39; 13:4-28). E ele esperava que seus subordinados seguissem os mesmos princípios de honestidade e integridade.

(5) Em segundo lugar, um líder de verdade tem de possuir convicção

O compromisso de viver sob a autoridade da Palavra de Deus traz convicção. A convicção tem como fundamento a nossa fé em Deus. E a fé forma a base de nossa confiança em nós mesmos.

(6) As convicções de Neemias podem ser vistas em sua confiança de que Deus responderia sua oração (1:11): “Estejam atentos os teus ouvidos à oração do teu servo”. E em sua segurança ao responder aos seus adversários (2:19-20), quando Sambalete, Tobias e Gesém zombaram dos judeus. Neemias respondeu: “O Deus dos céus é quem nos fará prosperar”. Na coragem e determinação com a qual enfrentou a oposição (4:1-23; 6:1-14) e na sua persistência quando os obreiros resolveram desistir do trabalho (4:10-11) “Não os temais”.

(7) Em terceiro lugar, um líder de verdade tem de ser leal

Lealdade ao Senhor, lealdade aos nossos superiores e lealdade àqueles de nossas congregações que olham para nós em busca de direção e liderança. (8) Sem a lealdade, caímos vítimas do comprometimento e nos caracterizamos pela indecisão, quando deveríamos agir com decisão. Quando isso ocorre, os membros de nossas igrejas ficam confusos e o resultado final é a debilitação de nossa liderança.

A lealdade de Neemias ao Senhor era inquestionável. E sua lealdade a Artaxerxes não era menos real (2:3). Sem lealdade comprovada para garantir suas palavras, sua causa teria sido perdida. O rei não teria confiança nele e talvez Neemias nunca pudesse ter voltado à posição de influência na corte.

(9) Em quarto lugar, um líder de verdade tem de ter estabilidade

Com a lealdade vem a estabilidade. (10) A estabilidade inclui disposição de aceitar responsabilidade, de tomar a iniciativa e de perseverar numa tarefa até que ela seja completada. o perdedor é aquele que encontra oposição e não tem coragem de prosseguir. Então, ele fabrica uma “razão” para sua falha e fica eternamente destinado à mediocridade. Um líder, por outro lado, é aquele que tem a capacidade de dominar as circunstâncias que o cercam.

Em contraste com o perdedor, temos o exemplo de Neemias. Ele aceitou a responsabilidade e começou uma tarefa julgada por muitos como impossível. Ele mostrou-se digno de confiança sob pressão (4 a 6) e viu todo o projeto chegar à conclusão bem-sucedida.

(11) Em quinto lugar, um líder de verdade tem que ter interesse pelos outros

Além disso, o líder que coloca Deus em primeiro lugar em sua vida e é leal aos seus superiores, tem verdadeiro interesse pelos outros. Seu altruísmo fará com que ele trate dignamente aqueles que trabalham com ele. Ele procurará o bem-estar dos seus cooperadores acima do seu próprio. Eles, por sua vez, responderão com trabalho de qualidade e quantidade melhor.

(12) Neemias interessava-se pelos judeus (1:4-11; 5:1-5; 13:18). Ele se identificava com o povo. O povo achava-o acessível. ele não os dominava como os outros governadores tinham feito. E eles atendiam à sua liderança perseverando no trabalho.

(13) Em sexto lugar, um líder de verdade tem discernimento

Um líder dedicado à tarefa que lhe foi confiada tem um interesse genuíno pelos outros, é capaz de ver o projeto no seu todo – a obra e os obreiros – com discernimento próprio. (14) É claro que o discernimento inclui conhecimento dos fatos, consciência daquilo que precisa ser feito e desenvolvimento de um plano de ação destinado a atingir os resultados desejados.

Neemias era um homem de grande discernimento. Ele sabia o que precisava ser feito (2:5). Com base na sua avaliação dos homens e dos recursos, ele estabeleceu um alvo (2:17): a reedificação dos muros. O estabelecimento de um objetivo definidos automaticamente colocou em ordem as suas prioridades.

(15) Em sétimo lugar, um líder de verdade tem motivação

A motivação está ligada ao entusiasmo. (16) Nossa dedicação à tarefa que assumimos nos tornará entusiasmados com o que estivermos fazendo. Dar-nos-á um senso de direção. Isto torna fácil a motivação.

Neemias não teve dificuldade em motivar as pessoas (2:17-18). Ele as desafiou com a necessidade, encorajou-as com os benefícios que teriam com a reconstrução do muro, e deu-lhes prova de que Deus estava com a obra. O resultado foi uma resposta de entusiasmo.

(17) Finalmente, em oitavo lugar, um líder de verdade tem tato

(18) O tato é a capacidade de lidar com os outros sem ofender. O tato inclui dizer e fazer a coisa certa, do modo certo, na hora certa e no lugar certo. Inclui conhecimento profundo da natureza humana e preocupação genuína pelos sentimentos dos outros.

Com convicções definidas formando a base de sua filosofia de vida, Neemias achava o melhor metido para lidar com cada situação.

(19) CONCLUSÃO:

Aqueles de nós que desejamos melhorar nossas habilidades como líderes temos a Neemias como exemplo. Podemos examinar suas fontes de vida, imitar sua integridade, aprender de suas convicções, desenvolver o mesmo senso de lealdade, compreender a dinâmica da motivação, e exercitar o mesmo tato. À medida em que desenvolvemos estas características pessoas, cresceremos como líderes.

 

 

Celmo Almeida Pr.

Ex aluno do Instituto Bíblico das Assembleias de Deus em Pindamonhangaba – SP. (IBAD)

 

 


Pr. Celmo Almeida Ministério Semeando Boas Novas